No âmbito da implementação do Projeto POETA DigiSpark, de 8 a 18 de maio de 2023, Verónica Philippe, Gerente de Projeto e Fátima Galeazzo, Coordenadora Nacional Brasil, visitaram parceiros locais e aliados no Brasil.
Durante duas semanas repletas de atividades e interações com as equipas de três parceiros locais, a equipe da The Trust teve a oportunidade de conhecer as diferentes práticas utilizadas para implementar processos de formação de jovens e adultos, bem como interessantes experiências inovadoras para gerar oportunidades econômicas e educativas para pessoas com e sem deficiência.
Durante a visita, Verónica e Fátima estiveram na sede do Instituto Tecnológico Inovação (ITI) em São Paulo, onde tiveram a oportunidade de conversar com Marcelo Pascios, Diretor Presidente do ITI e com Sonia Alakaki, Coordenadora do POETA. O objetivo foi conhecer sobre a implantação do POETA DigiSpark, bem como trocar ideias para fortalecer as alianças da organização no Brasil.

Destaque para a formação que o Centro POETA ITI está ministrando para mais de 100 beneficiários do POETA sobre cibersegurança defesa cibernética e a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. A formação tem a duração de 80 horas, com o objetivo de que os beneficiários se formem com um perfil técnico que lhes permita ingressar no mercado de trabalho na indústria da cibersegurança.
O Centro POETA ITI também se destaca por contar com temas da Ciência da Computação como robótica, programação Arduino, gerenciamento e uso de impressoras 3D, além de oferecer recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência.

Posteriormente, a equipe da The Trust visitou a sede da Microsoft Brasil em São Paulo, onde puderam compartilhar com Lucia Rodrigues – Microsoft Philanthropies Brazil Lead, Ricardo Rosado e Daniel Zilenovski, Microsoft Filantropia, sobre a importância da Inteligência Artificial, Cibersegurança e Sustentabilidade Ambiental como questões transversais dentro do POETA DigiSpark.

Com o objetivo de avançar com a formação nos conteúdos de Ernst & Young (EY) Future Skills Workshop, Verónica e Fátima reuniram-se com Luiza Ferraz, Diretora Adjunta de Responsabilidade Corporativa da EY e Andreia Kakazu, Responsabilidade Corporativa, Diversidade e Inclusão EY. Foram discutidas oportunidades de trabalho conjunto em prol de organizações sociais no Brasil, assim como a relevância da Ciência da Computação para mulheres, jovens e meninas.

A equipe da The Trust também visitou a sede do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), parceiro local da Franquia Social POETA desde 2015. Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de reunir-se com a Dra. Yumi Kaneko – Diretora Técnica, Luciana Fugimoto – Gerente Administrativa, Marcelo Scarabeli, Kelly Vicentina da Cruz Gil e Valquiria Ribeiro Barbosa – Supervisores Técnicos, para conhecer mais sobre o valioso trabalho de inclusão profissional do Centro. Como temas relevantes, discutiram a inclusão de pessoas com deficiência, o trabalho de inclusão social que deve ser feito com e a partir das empresas empregadoras e estratégias de empregabilidade, como por exemplo, o programa nacional Jovem Aprendiz.

Encerrando a agenda de visitas com chave de ouro, a equipe participou da inauguração do Centro POETA ITI, parceiro local do POETA DigiSpark. O Centro POETA é possível graças às diferentes alianças do ITI, entre elas, a Secretaria Municipal de Cultura – Sistema Municipal de Bibliotecas, na pessoa da Coordenadora Geral de Bibliotecas Públicas, Raquel Oliveira. O evento celebrou a participação dos diversos atores que apoiam a iniciativa do Centro. Representantes de órgãos governamentais, de instâncias nacionais de educação e da Microsoft Filantropia, entre outros, estiveram presentes para compartilhar este momento com muito entusiasmo. Além disso, o evento teve a honra de contar com a equipe docente do Centro e participantes do curso de Banco de Dados.

Durante a inauguração, Verónica teve a oportunidade de destacar perante os presentes, a importância dos aliados internacionais e locais e como estes possibilitam o desenvolvimento social e econômico das populações que atendemos. Fátima, por sua vez, destacou as diferentes iniciativas que desenvolvemos no âmbito da Franquia Social POETA e do projeto POETA DigiSpark em todo o país, com especial destaque para o trabalho em rede com diferentes atores locais, que compartilham o mesmo propósito de gerar novas e melhores oportunidades econômicas e sociais.
A inauguração chegou ao seu final com um agradável momento de convívio entre os convidados. Destacamos o interesse dos participantes em abordar a equipe da The Trust e da Microsoft para trocar ideias e pedir dicas de acesso ao mercado de trabalho.